segunda-feira, 14 de maio de 2012

Modelando meu Apartamento

Olá comandantes,

Vamos a mais um passo sobre criação de cenários para o XP10. Finalmente mais uma barreira foi quebrada (e possivelmente a última), que me impedia de modelar meus próprios prédios com texturas específicas. Resolvi modelar o conjunto de apartamentos onde moro e posicionar exatamente no cenário foto-realista de Fortaleza.








Comecei fazendo quatro cubos, com a parte de baixo sem polígonos, utilizando o Modeler, programa que já trabalho há anos. Utilizei escala métrica real, no caso.


Com o AC3D importo o objeto (.lwo) e aplico a textura. Hoje antes de ir ao trabalho, tirei uma foto da fachada do prédio. Escalono a foto para 256x256 formato png e aplico em cada lado do apartamento, usando recurso semelhante ao UV mapping, encontrado no Lightwave. Felizmente o AC3D lê os arquivos .lwo sem problema algum o que facilitará ainda mais o desenvolvimento de qualquer construção que se possa imaginar.


Carrego o Overlay Editor do XP10 e posiciono meu prédio exatamente onde se encontra na vida real, pois as texturas de solo são do Google Earth. Não se enganem com a baixa resolução do fotoreal com o Overlay, pois é só para ajudar o posicionamento das construções. Posso garantir que o resultado impressiona... :)


 Já no XP10, vemos o resultado final. Impressionante, não?


E para fechar com chave de ouro, aplico também texturas noturnas. 


Fiquei muito satisfeito com o resultado, a única dificuldade que tinha para desenvolver cenários finalmente foi vencida. Não conseguia exportar com texturas, somente o objeto. E agora, meus amigos, o céu é o limite...
 


Um comentário: