segunda-feira, 14 de maio de 2012

Bem Vindos ao blog BR-X!

Olá comandantes, tudo bem? Gostaria de partilhar brevemente a minha passagem pela aviação virtual ao longo destes 25 anos, antes de explicar o que seria o projeto BR-X.

Iniciei minha caminhada no Flight Simulator desde a era Sinclair (CP 200), programando naqueles 16Kb em assembler, códigos enormes onde qualquer erro era fatal... e salvando tudo em fita cassete, o que era o mais emocionante. Depois veio a evolução natural com o CP 400, Amiga e PC com o Microsoft Flight Simulator, Flight Unlimited, Pro Pilot 99, Fly!, Fly! II, FS 2004, FSX. Sempre gostei de fuçar no software, e escolhi na época o Fly! II para desenvolver cenários. O potencial do simulador era incrível para aquele ano, desbancando muita coisa do FS e trazendo uma empresa desconhecida, a Terminal Reality, para o cenário de aviação virtual. Foram longos e bons anos desenvolvendo e mantendo contato com os criadores do Fly!, incluindo o "papa" Richard Harvey, o programador principal e produtor da série, do qual nos tornamos amigos.

Infelizmente Rich nos deixou cedo, pela vontade de Deus, acometido de leucemia. Lutou até onde podia, programou o Fly! até as ultimas semanas da sua vida, fazendo o possível para que o seu sonho se transformasse em realidade. Lembro-me bem da preocupação dele com todos da comunidade um mês antes do seu falecimento, programando o patch final para o Fly! II e preocupado se daria ou não tempo de finalizar tudo. Uma dedicação impressionante de uma pessoa que deixou uma lacuna enorme.

Nesse intervalo, fui convidado a divulgar o Fly! pelo país, viajei para participar na feira em Araras onde conheci gente formidável que prezo e respeito muito até os dias atuais: a antiga (e pioneira) galera da Aerovirtual, composta por Felipe Paraizo, Thiago Boareto (hoje comandante da TAM), Wanthuyr, Alf e Bruno Pivato. Conheci grandes mestres como Fernando Marcato e Bosco. Mostrei o Fly! II a todos que se mostraram perplexos, inclusives nos stands da feira. Assim me convidaram a fazer parte do time da Aerovirtual, onde fui editor/moderador por muitos anos.

Richard se foi, assim como o meu interesse em voar. O projeto BR Fly!, que consistia em povoar as principais capitais do Brasil, fora fechado. Perdi o total interesse na aviação virtual, ainda tentei voltar com o lançamento do FSX, porém com os inúmeros bugs e códigos mal optimizados que necessitavam um PC alienígena, não teve jeito. Nesse intervalo toda a galera da Aerovirtual já tinha se dedicado a outras prioridades e ficou somente uma parte que não vale a pena perder tempo comentando. A Microsoft começou a bancar a Aerovirtual e assim toda a imparcialidade do site foi para o espaço, além da humildade de muita gente lá dentro. Era hora realmente de me afastar e trabalhar com mais seriedade na minha profissão atual (designer gráfico).

Coincidência ou não, mantive meu manche e pedais guardados por todos estes anos. Como montei um PC de respeito para o meu trabalho, resolvi de alguns meses para cá instalar o FSX para ver a evolução. Gostei do que vi, rodando suave (com a setagem calibrada), aeronaves lindíssimas e ainda mais com o Track Ir, que fez a diferença. Do XP9 (e anteriores) já conhecia, mas não gostava do visual e tampouco da sua interface, por isso nem dei atenção. Veio então o demo do XP10, onde apagou tudo que eu não gostava no simulador e fez com que meu FSX se aposentasse de um mês para cá.

Desnecessário dizer que já fui atrás de tudo quanto é Docs, PDfs e tudo que se possa imaginar para desenvolver cenários para o XP10. Baixei vários programas, comprei outros, enfim, fui realmente fisgado pelo XP10! Sem querer causar polêmica, mas parece que a simulação virtual finalmente teve um avanço nos ultimos seis anos. A engine do XPlane é algo de cair o queixo, o vôo VFR finalmente se tornou possível "out of the box", com cenários default de altíssima qualidade, sem add-ons. A iluminação é outro ponto que me chamou atenção e que superou tudo que já vi em materia de simuladores.

Só precisava agora achar um local para divulgar meu trabalho e me ingressar novamente na comunidade. Apesar de não desejar nada de ruim para a Aerovirtual, para lá eu não voltaria. Por isso tomei a iniciativa de criar o meu primeiro Blog, para que todas as notícias quentes do BR-X sejam apresentadas aqui, com atualizações frequentes do andamento do trabalho.

Abaixo algumas fotos de cenários que fiz há 7, 8 anos atrás para o Fly! II, somente na vontade, onde Google Earth era sonho de criança e Photoshop era para quem podia ter muita grana para comprar (o que evidentemente não era o meu caso). Obviamente não vejo a hora de iniciar o Projeto XP10 com a tecnologia atual, para povoar o nosso Brasil da melhor forma possível, e para isso conto com vocês nas críticas e sugestões.

SBFZ

SBRF

SBNT

SBRF (antes da reforma)

Um forte abraço, fiquem com Deus e espero não ter me estendido muito no assunto.

Keyton

Um comentário:

  1. Fico feliz pelo seu empenho, nesse mundo maravilhoso dos simuladores. Parabens

    ResponderExcluir